Segredos para se aprender ALEMÃO (ou qualquer outra língua) rápido

COMO APRENDER ALEMÃO RÁPIDO

Certamente você está bastante empolgado para aprender uma nova língua. Por essa razão, neste Blog eu lhe darei algumas dicas poderosas para acelerar o seu processo de aprendizado. Se você fizer parte de um dos grupos seguintes, você irá se beneficiar muito deste artigo:

 

1º Você quer aprender alemão e não sabe bem por onde começar;

 

2º Você vai começar suas aulas em breve, mas não consegue esperar para aprender alemão;

 

3º  Você já está fazendo aulas de alemão, porém deseja aprender de uma forma mais rápida e eficiente;

 

4ºVocê quer começar a aprender de maneira autodidata.

 

Here is the link to the English version of this article!

 

Se esta pessoa é você, então você está no lugar certo. Estas dicas o resultado de muitos anos de experiência no ensino do Inglês e do alemão, que já ajudou centenas de alunos. Assim sendo, estas são dicas comprovadas que o ajudarão muito também. Na verdade, eu aprendi duas línguas estrangeiras por conta própria, Inglês e Português. Além do mais, toda esta experiência será acrescentada neste artigo. Elas o ajudarão a melhor seu aprendizado da língua deste o primeiro momento. Aqui estão as dicas que você deveria saber para começar seu aprendizado da língua alemã.

1. FAÇA ANOTAÇÕES EM SEU CADERNO

Eu sei que vivemos na era digital, onde fazemos quase tudo em nossos dispositivos eletrônicos, incluindo fazer anotações. No entanto, para a aprendizagem de línguas, é mais eficiente anotar novas palavras, explicações e regras gramaticais em um papel. A razão é que nosso cérebro fica mais ativo quando escrevemos! Além disso, nosso cérebro lembra muito bem as posições. Posteriormente, ao usar uma tela, por exemplo, você perderá essas informações, conforme ela se move, ao rolar suas notas para cima ou para baixo. Anotar no papel as anotações é algo que permanece. Verifique o ponto para lembrar palavras, para aprender algumas técnicas eficientes de como escrever e lembrar palavras. Sempre anote as perguntas e as conclusões que você fez, para que possa perguntar ao seu professor na próxima aula.

2. FAÇA USO DE APLICATIVOS E SITES DA INTERNET PARA APRENDER NOVAS PALAVRAS E AUMENTAR SEU VOCABULÁRIO

Sim, eu sei que estava apenas dizendo para você usar papel para escrever. E, com certeza, para aprender palavras você deve anotá-las. No entanto, precisamos usar todos os recursos disponíveis. E quando você começa com um idioma, o vocabulário é tudo; especialmente quando você começa do zero e não sabe nada sobre o novo idioma que deseja aprender. Neste caso, a forma digital de aprender ultrapassa a forma de aprender vocabulário pelo uso do papel. Considerando-se que temos os nossos telefones sempre conosco, por ex. no ônibus, quando você estiver esperando em um lugar, ou se estiver entediado, basta abrir um seu aplicativo e aprender algumas palavras novas. Outro benefício de aprender digitalmente é que o aplicativo normalmente avalia suas melhoras e irá repetir palavras que você ainda não consegue lembrar. Da mesma forma, no início do aprendizado de um idioma, é muito difícil lembrar as palavras e a pronúncia. Isso não é porque você não é inteligente, mas como resultado de como nosso cérebro funciona. Quanto mais conexões neurais uma palavra em seu cérebro tiver, mais facilmente você se lembrará dela. Com uma nova linguagem, essas conexões são praticamente nulas; então isso pode levar algum tempo. Por essa razão, as primeiras aulas são geralmente percebidas como mais difíceis conforme seu cérebro está criando novas conexões neurais. Você precisa passar por esse estágio e os assistentes digitais irão ajudá-lo com isso.

Aqui estão alguns aplicativos que você pode usar para aprender inglês e alemão, alguns deles possuem ainda mais idiomas. Esses aplicativos são importantes para níveis iniciantes, mas quando você tiver progredido no idioma, talvez não precise mais deles. Portanto, escolha um que você goste de usar. Uma observação importante é que esses aplicativos não explicam muito, então gramática e frases que você aprenderá intuitivamente, é por isso que eles são ótimos para usar junto com as aulas.

 

Cada aluno gosta de um estilo ou aplicativo diferente, então apenas encontre um que funcione melhor para você.

 

DuoLingo (gratuito, com anúncios)
É muito conhecido e está disponível em muitos idiomas para usar e em muitos idiomas diferentes para aprender. É muito fácil de usar e recomendado para iniciantes. No entanto, depois de um tempo, algumas pessoas acham que pode se tornar um pouco repetitivo e entediante.
www.duolingo.com

 

“Stadt der Wörter” Goethe Institute (gratuito)
O Instituto Goethe é incumbido pelo governo alemão para promover a língua alemã. Eles criaram um aplicativo para ajudar a melhorar seu vocabulário alemão. Aqui você pode escolher o tema que deseja aprender e também competir com outros alunos.
www.goethe.de/

 

 

“Lern German: Nico’s Weg “ Deutsch Welle (gratuito)
A “Deutsche Welle” é um canal de TV público alemão para apresentar a língua alemã e notícias. Com Nico’s Weg, eles criaram uma maneira interativa de aprender alemão por meio de vídeos curtos e com perguntas interativas sobre esses vídeos. Abrange os níveis A1 até B1, no entanto, minha recomendação é usar o vocabulário Apps primeiro como Duolingo Babbel, Stadt der Wörter primeiro para ter algum vocabulário básico e, em seguida, usar Nico’s Weg. Ele está disponível como um aplicativo, mas também pode ser usado diretamente em seu site.
https://learngerman.dw.com/pt-br/nicos-weg

 

Memrise

https://www.memrise.com/pt-br/

 

Babbel (pago)
www.babbel.com

 

Outros aplicativos / sites
Hoje em dia existem muitos aplicativos / sites de aprendizagem de idiomas disponíveis. Alguns são gratuitos e outros são pagos. Avise-me se encontrar um que goste de usar.

3. Use um dicionário online bom e confiável

Existem muitos dicionários online por aí, enquanto a maioria das pessoas usa o Google Translate por padrão, o que não estou recomendando de forma alguma! Para ser honesto com você, estou proibindo meus alunos de usar o Google Translate! Sim, é tão ruim! É melhor usar um dicionário online adequado e confiável. Além disso, tome cuidado com sites de “tradução reversa”, alguns deles são muito ruins. Alguns dos meus alunos de alemão, vieram com palavras desses sites, que nem existem na língua alemã! Eu pessoalmente uso os seguintes dicionários online, e só posso recomendar o uso deles, alguns também oferecem um aplicativo para download (claro que você pode usar outros, apenas certifique-se de verificar com seu professor se eles são bons)

 

Alemão / Inglês:             dict.leo.org or http://dict.cc

Alemão / Português :     dict.leo.org.

Inglês / Português:       www.wordreference.com

4. Lembrando palavras

A chave para aprender um idioma rápido é a capacidade de lembrar palavras com rapidez e eficiência. Quanto mais uma nova língua, em particular o alemão, for semelhante à sua língua nativa ou outras línguas que você fala, mais fácil é, especialmente com a língua europeia que compartilha alfabetos muito semelhantes com inglês, espanhol, português, italiano, etc. Você pode seguir essas dicas independentemente de como você aprende o idioma, em sala de aula, sozinho ou com um professor particular!

 

Tabelas de aprendizagem / Lerntabellen

learning table for nouns

Aqui estão alguns “Lerntabellen” para ajudá-lo a organizar as palavras que você está aprendendo; escreva-os, preste atenção aos detalhes, como artigos e formas plurais de substantivos. A ideia principal é que eles o ajudem a lembrar e estruturar as palavras que você está lendo e aprendendo atualmente. Sempre escreva uma frase de exemplo, para uma aprendizagem mais baseada no contexto. Claro, você também pode simplesmente criar essas tabelas em seu caderno de papel. Aqui está um link para alguns exemplos dessas tabelas que você pode imprimir.  –> download Lerntabelle nouns in German (PDF)

 

Word trees (Wörternetze)

Word map for categorizing

Uma maneira muito criativa de aprender é usar mapas mentais ou árvores de palavras. Escreva o nome da categoria ou tópico que deseja aprender em seu caderno. Em seguida, comece a escrever as palavras que você sabe de cor sobre esse assunto, depois acrescente novas palavras que descobrir em sua leitura. Em seguida, adicione novas palavras e procure-as em um dicionário online. Quanto mais criativo você tornar isso, por exemplo, usando cores diferentes, o que eu recomendo fortemente para os artigos definitivos em alemão. Além de escrever as palavras,

desenhá-las Wörternetz Lebensmittel Orte (PDF)

 

desenhá-las Wörternetz Freizeit und Ausgehen (PDF)

 

→ Confira este artigo sobre mais estratégias de aprendizagem; 10 dicas comprovadas sobre como lembrar palavras em uma língua estrangeira

5. Compreenda a curva de aprendizagem de línguas curve

Também é importante que você compreenda a curva de aprendizado de um idioma. Uma linguagem é uma construção complexa que requer dedicação e tempo para aprendê-la. Considerando que no começo não é tão fácil porque você obterá muitas informações novas; mais como uma sobrecarga de informações. Seu cérebro precisa de algum tempo para se ajustar a isso. Depois de um tempo, você chegará ao ponto em que pode entender uma palavra sem traduzir (apenas fora do contexto) que atingiu o nível de fluxo. A proximidade do seu novo idioma com o seu idioma nativo desempenha um grande papel. Por exemplo, se você fala espanhol e quer aprender português, isso será mais fácil, pois os dois idiomas são muito semelhantes. Algumas palavras estão muito próximas (Juli / julho, summer / Sommer). Também há uma grande diferença entre ser capaz de falar fluentemente em uma sala de aula conversando com seu professor e ter uma conversa com um falante nativo na rua. Posto isto, acredito que todos podem aprender qualquer idioma, só depende da nossa motivação e dedicação. Confira o vídeo ou artigo sobre os 5 estágios do aprendizado de idiomas para mais aspectos.

→ Confira o vídeo ou artigo sobre os 5 estágios do aprendizado de idiomas para mais aspectos As 5 etapas para aprender uma língua estrangeira

6. Use exercícios online

Assim como acontece com o aprendizado de qualquer coisa nova, você precisa aplicá-la e praticá-la. Com as línguas se trata de exercícios, principalmente quando você aprende sozinho, você precisa ter um feedback, para saber se está escrevendo corretamente ou não. É por isso que você precisa procurar exercícios online que forneçam esse feedback. Alguns livros ou programas fornecem esse recurso, enquanto outros não.

Image for Deutsch-Quiz

Deutsch-Quiz (German-Quiz)

Neste site, você encontrará alguns exercícios on-line interativos que são projetados especificamente para ajudar com os desafios que os alunos alemães enfrentam e precisam praticar mais. São o resultado do ensino de mais de 6 anos de aulas particulares; portanto, eles são práticos e testados por muitos alunos. Os questionários também foram criados tendo em mente os iniciantes, portanto, você receberá um feedback direto para cada pergunta respondida. Normalmente, você precisará responder de 10 a 15 perguntas. Eles variam de iniciante a nível intermediário. Agora é a hora do teste, experimente:

Link para Deutsch-Quiz

Deutsche Welle Nico’s Weg.

I already suggested it as a vocabulary leaning App; but, Nico’s Weg also provides good content; especially in the form of videos and questions with answers about them.
https://learngerman.dw.com

7. Aprenda diariamente

O seu nível de sucesso e a velocidade com que você pode aprender um novo idioma são proporcionais ao tempo que você passa com aquele idioma! Respectivamente, é meu conselho para iniciantes dedicar de 30 a 60 minutos todos os dias ao novo idioma, incluindo fazer sua lição de casa, usar um aplicativo de aprendizagem de idiomas (ver ponto 3), Use um dicionário online bom e confiável)assistir a vídeos do YouTube no idioma, etc. Além disso, devo mencionar que ter aulas regulares vai te ajudar na continuidade do aprendizado. Isso vai te ajudar a fazer a lição de casa e aprender o idioma. Você poderia ter o melhor professor do mundo, mas sem fazer a sua parte não fará o progresso que poderia ter.

8. Fale o idioma o máximo possível

Out of my own experience, when I learned Por experiência própria, quando aprendi português do zero morando no Brasil, falar o idioma o máximo possível é uma das melhores maneiras de melhorar. Só no momento em que comecei realmente a falar português (devo dizer tentando falar, haha), mesmo pronunciando muitas palavras erroneamente e cometendo muitos erros, é que o verdadeiro progresso do aprendizado começou. Esta é a principal razão pela qual agora meu português é fluente. Eu sei que para alguns idiomas, dependendo de onde você mora, pode ser difícil encontrar pessoas que falem esse idioma, ou mesmo encontrar falantes nativos. De qualquer forma, hoje podemos aproveitar todas as vantagens da internet e da tecnologia; lá você encontrará com certeza pessoas que falam o idioma que você deseja aprender :-).

Uma maneira de fazer isso é encontrar um parceiro Tandem; O que isto significa? Encontre outra pessoa que fale a língua que você está aprendendo e que queira aprender sua língua nativa. É como uma troca de linguagem. Então, você passa metade do tempo falando sua língua nativa e a outra metade na língua nativa de seu parceiro.

Algumas pessoas têm medo de falar a nova língua, porque no começo não acertam 100%. Na verdade, é o oposto: se você não falar, não chegará ao nível de falar quase perfeitamente. Com essas dicas você não tem mais desculpas para não praticar o idioma

9. Ter aulas com um professor particular

Além de todas as dicas que dei para você começar o seu novo idioma, a melhor e mais eficiente maneira de aprender é com um bom professor particular de línguas, que pode orientá-lo e ajudá-lo nesse processo, pois existem algumas armadilhas que você deve evitar, isso pode atrapalhar seu progresso no idioma. Sempre certifique-se de que seu professor tenha alguma experiência de aprendizagem de línguas, para compreender as lutas e dificuldades de aprendizagem.

 

Agora divirta-se aprendendo alemão ou outro idioma com mais rapidez e eficiência!

 

Você conhece outras pessoas que estão aprendendo uma língua estrangeira ou talvez tenham dificuldade em fazê-lo? Do que fique à vontade para compartilhar este artigo com eles.

 

Você quer receber noticias e exercisios para aprender a língua Alemão ou Inglês assine meu canal no Telegram:

Aulas de Alemão online em grupos pequenos:

Online German classes: A1 / A2 / B1 / B2

Online Deutsch-Unterricht in Kleingruppen mit 3-5 Personen! Für Infos auf Deutsch hier klicken.


Portugues: Aulas de alemão online em grupos pequenos com professor nativo! Aqui informações em Português


English: Online German classes in small groups with native teacher! Check out the information here!