10 dicas comprovadas de como se lembrar palavras em uma língua estrangeira

 

Você tem dificuldade em lembrar novas palavras do idioma que está aprendendo atualmente? Isso é normal. É claro que alguns alunos aprendem mais facilmente, enquanto outros precisam de um pouco mais de tempo e esforço. Aprender um novo idioma é um ótimo exercício para o nosso cérebro e também é bom para as pessoas mais velhas. No entanto, pode ser frustrante tentar aprender novas palavras da maneira tradicional com cartões de memória flash e depois esquecê-las novamente. Para ajudá-lo, estou compartilhando algumas dicas comprovadas, que aplico nas aulas que ensino, que ajudaram muitos alunos, especificamente aqueles que não conseguiam se lembrar das palavras facilmente. Confira quais métodos se encaixam melhor no seu estilo de aprendizado. Vamos mergulhar nos diferentes métodos e dicas.

Novo: Canal no Telegram:

Assine o canal no Telegram: https://t.me/aprenderAlemaoComNativo com conteúdo semanal

0. Como nosso cérebro funciona

Antes de falarmos sobre as dicas e os diferentes métodos que precisamos entender, como nosso cérebro funciona. Se queremos lembrar de algo, ele precisa ter muitas conexões neurais fortes dentro do cérebro. Tais conexões podem ser uma emoção, um sentimento, outra palavra, um local, sons, um cheiro, etc. Quanto mais conexões uma palavra ou frase tiver, maior será a probabilidade de lembrá-la. Assim, a chave é criar o maior número possível de conexões fortes. As dicas a seguir ajudarão a conseguir isso. Quando você começa a aprender outro idioma, no início, nosso cérebro não tem muitas conexões. É por isso que é muito mais difícil lembrar, mas quando estamos em um nível intermediário, aprendemos sem esforço palavras, às vezes até sem tradução, apenas através do contexto. De certa forma, é normal que nosso cérebro esqueça informações sem importância. Dessa forma, precisamos torná-lo importante, o que leva ao próximo ponto:

1. Qual é a sua motivação?

Sim, nossa motivação tem um papel importante em como podemos lembrar das coisas. Dizer de uma maneira diferente; se você não quer se lembrar, não vai se lembrar. Se estamos empolgados e motivados, isso ajudará nosso processo de aprendizado. Reserve um momento e escreva por que você está aprendendo o idioma. Talvez porque você queira viajar, aprender coisas novas, para sua profissão, por amor ou por cultura. Dê um novo sentido a sua motivação seu aprendizado fluirá muito mais.

2. Escrevendo novas palavras

Quando estudei teologia em Sydney, na Austrália, estava escrevendo novas palavras na última página do meu caderno. Em casa, eu estava aprendendo e traduzindo termos de frases. Essa é provavelmente a mais simples de todas as dicas, mas não subestime a escrita manual de palavras. Ajuda nosso cérebro a se lembrar melhor, especificamente as pessoas que aprendem melhor de maneira visual. Para alemão e português, sugiro incluir o artigo da palavra, pois o português possui 2 e o alemão 3 artigos diferentes! Escreva também o final dos plurais. Com isso, você poderá dominar os idiomas mais rápido e melhor.


Exemplo:

– Das Bücherregal (Bücherregale)

– Das Haus (Häuser)

– a casa (as casas)

3. Repita e use

Este é o mais básico e óbvio. Precisamos repetir uma nova palavra para aprendê-la. Quanto mais repetirmos, maior será a probabilidade de lembrá-la. No entanto, a importância é repetir em um período de tempo específico. Por exemplo, repita a palavra na hora, 10 minutos depois, 1 hora depois, amanhã e em uma semana. O uso de cartões de memória flash pode ajudar com uma repetição mais sistemática. Atualmente, muitas pessoas preferem aplicativos de vocabulário como DuoLingo, Babbel, City of Words etc., pois temos nossos telefones celulares conosco a maior parte do tempo; alguns aplicativos usam um algoritmo para determinar quando uma palavra está pronta para repetição. Para mais detalhes, leia a dica 8, “O uso de aplicativos para o aprendizado de vocabulário ”. Incluindo livros de idiomas muito bons que repetem o vocabulário, nas lições consecutivas. Um livro que faz isso bem é a série Interchange da Universidade de Cambridge. Escrever uma palavra desconhecida e aprendê-la após a aula também é uma aplicação muito útil desse método. :

4. Conectando novas palavras com palavras conhecidas)

Conectando novas palavras com palavras conhecidas) Essa é uma técnica simples que todos podem usar, mas muitas pessoas não sabem que essa forma de aprendizado é muito eficaz. Quando você começa a aprender alemão e, por exemplo, você já fala inglês, há algumas palavras muito semelhantes, por exemplo, ‘música’, em alemão ‘Musik’. Essas palavras podem ser lembradas com mais facilidade, pois já temos uma conexão com elas. Muitos livros e professores começam com essas palavras comuns. Outra maneira de usar essa técnica é conectar duas palavras. Por um lado, objetos que se encaixam, como cadeira e mesa (der Stuhl und der Schreibtisch), ou lápis e borracha. Isso também funciona bem com os opostos, por exemplo, alto e baixo, grande e pequeno, etc. Você deve usar isso explicitamente, quando tiver problemas para lembrar de um termo, conectá-lo a outra palavra, para construir uma ponte. Por exemplo, “janela” (das Fenster), conecte-a com “porta” (die Tür): “das Fenster und die Tür”. Leia o próximo ponto para obter um método ainda mais avançado para conectar palavras


Exemplo:

  • a cadeira e a mesa  → Der Stuhl und der Schreibtisch
  • a porta e a janela   → Die Tür und das Fenster

5. Construa a ordem visual

Esta é a versão avançada do ponto anterior, mas ainda mais criativa e, portanto, mais eficaz. Este método é ótimo para aprender um tema ou uma categoria. Essa é uma abordagem muito prática que utiliza o benefício de criar fortes conexões no cérebro. Então, como isso funciona? Para aprender os nomes dos móveis diferentes, seria um ótimo exemplo: vamos aprender os nomes dos móveis na sua sala de estar. O que você faz é entrar na sala e dizer a palavra no idioma que está aprendendo: das Wohnzimmer (sala de estar), depois apontar para ela ou, melhor ainda, tocar em um item (no nosso exemplo, um móvel da casa ) e diga o nome em voz alta ‘das Sofa’, ‘die Tür (door)’. A ideia é ir dos itens mais gerais aos mais específicos e menores, por exemplo: das Haus (casa) → das Wohnzimmer (sala de estar) → das Sofa → der Sessel (cadeira armada) → der Spiegel (espelho). Depois, repita a mesma ordem. É importante sempre se mover fisicamente pela sala. Aperfeiçoe isso usando uma ordem diferente dos itens. Comece com 4 a 5 palavras. Quando conseguir se lembrar bem dessas palavras, adicione mais palavras até lembrar todas as palavras da categoria que deseja aprender. Se você não tem um espaço físico com os itens, use sua imaginação; isso funciona da mesma maneira. Imagine uma imagem da palavra que você deseja aprender.

 


Exemplo:

  • casa → sala de estar → sofá → cadeira armada → espelho
  • das Haus → das Wohnzimmer → das Sofa → der Sessel → der Spiegel
  • a uma casa → uma sala → um sofá → uma poltrona → o espelho

6. Usando Flash Cards

Muitos de vocês conhecem esse sistema de usar cartões de memória. Para escrever a palavra no novo idioma em um cartão pequeno e no outro lado do cartão em seu idioma nativo, ou melhor ainda, usar imagens para objetos. Agora você coloca todas as cartas em uma pilha ou começa, por exemplo, com 20 cartas. Você olha para cada um, caso não saiba a palavra, aprende-a e coloca-a de volta na pilha de palavras que precisa aprender. Se você se lembrar da palavra, coloque-a em outra pilha. Essa pilha você percorre em 2 dias e faz o mesmo, as palavras que você conhece vão para a próxima pilha, que você verá novamente em 1 semana, as palavras que não se lembra vão para a primeira pilha. Para alguns idiomas, você pode comprar cartões de memória flash para vocabulário básico. Minha recomendação é usar este sistema para palavras difíceis.

7. Usando aplicativos para aprender vocabulário

Hoje em dia, com a tecnologia moderna, temos ferramentas poderosas, que temos conosco a maior parte do tempo em nosso Smartphone. Em vez de carregar seus cartões de memória flash, use seu telefone. Além disso, os aplicativos podem ajudá-lo a repetir as palavras nos horários corretos, para obter ainda mais eficiência no aprendizado. Sempre que estiver esperando em um lugar ou em um ônibus, carro, trem, você pode usar esse tempo para aumentar seu vocabulário. Os aplicativos mais populares são o DuoLingo e o Babbel, que são gratuitos para uso, na maior parte. Para o alemão, há também o App “City of Words” do Instituto Goethe. Existem muitos outros aplicativos por aí; então tente escolher o aplicativo que você mais gosta e que ajuda você a aumentar seu vocabulário.

8. Aprendendo frases completas

Meu professor de inglês na faculdade sempre nos dizia as frases para lembrar, para contextualizar a nova palavra. Portanto, em sua classe, sempre tínhamos que escrever a frase completa, para contextualizar a palavra que queremos aprender, além de oferecer uma ótima conexão com outras palavras nessa frase, e assim você poderá aprender melhor a palavra. Essa também é uma ótima maneira de aumentar as expressões de um idioma.


Examplo:

Hallo, wie geht’s?”    → “Olá, como vai?”

Guten Morgen, ich bin Herr Schmidt   → “Bom dia, eu sou o Sr. Schmidt ”

9. Categorizar palavras

Atribuir às novas palavras uma categoria é muito eficaz, mas geralmente é uma tarefa fácil de executar. Bons livros de idiomas usam esse método. Esta é uma maneira muito sutil de conectar palavras. Normalmente, essa não é uma maneira difícil de aprender, pois está próxima de como nosso cérebro funciona, pois conecta cada palavra a uma categoria. Se você pode misturar isso com palavras que você já conhece e adicionar algumas novas, aumentará o desempenho.


Example:

Wohnzimmer     Sala de estar
– Das Sofa       – a sofá
– Der Fernseher    – televisão
– Das Bücherregal   – estante

10. Rede ou árvore de palavras

Rede ou árvore de palavras Esta é uma maneira visual de aprender, é uma versão um pouco mais avançada e criativa de categorizar palavras. É ótimo se você já está em um aluno de nível intermediário ou avançado. No entanto, eu recomendo isso aos meus alunos que estão se preparando para os testes de nível superior. Para combinar palavras que o aluno já conhece com novas, especialmente para processar textos complexos e científicos. Funciona como um mapa mental. Na verdade, este é um exercício fácil, mas muito eficaz, porque reflete no papel como nosso cérebro conecta itens. Crie uma rede de palavras para cada texto ou para cada tópico / categoria. Além disso, as novas palavras, adicione palavras que você já conhece! E você pode até entrar em mais de um nível e subcategorias.

Se agora você está interessado em aprender mais, confira o outro artigo que escrevi, sobre as 8 dicas para iniciantes em idiomas

 

Um bom professor irá ajudá-lo e guiá-lo através de todos os pontos mencionados acima!

Exercícios online – Deutsch-Quiz:

 

Translated by Fabio